Dinâmicas

Dinâmica Divertida para Crianças

Chupando balas:

Essa dinâmica divertida para crianças e jovens tem por objetivo estimular o Trabalho em equipe, Raciocínio lógico e o relacionamento interpessoal fazendo com que os participantes entendam a importância de pedir ajuda a seus amigos ou se oferecerem na hora de solucionar um problema.
Materiais: Uma bandeja e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeja. No caso de crianças pequenas é importante utilizar balas que sejam moles e que possam ser mastigadas para evitar o perigo de engasgar com balas duras.
Número de participantes e tempo estimado: 2 a 30 participantes. 30 minutos

Como fazer a brincadeira com as crianças:
1. O coordenador da atividade deve formar círculo, diga então as crianças: “vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca.” É natural que os participantes fiquem agitados e demorem um pouco para entenderem a solução do problema, dependendo da idade das crianças o professor ou coordenador deverá dar dicas, do tipo, vocês não podem usar as suas mãos, enfatizar para que entendam que se outra pessoa utilizar as mãos para desembrulhar e colocar a bala na boca estará tudo certo.
2. Essa é uma dinâmica muito divertida e o coordenador deve dar tempo para que as crianças entendam por si só a solução para o problema, uma dica é colocar a bandeja com as balas no chão, muitos participantes tentarão pegar as balas com a boca e descascar com os dentes, é muito engraçado como as crianças vão encontrando soluções.
3. Depois que as crianças encontram a solução para o problema o coordenador deverá deixar que chupem as balas e se relacionem entre si, no final da brincadeira deverá falar sobre a importância de analisar o problema e pedir ajuda para um amigo ou alguém que esteja próximo para nos ajudar.

Dinâmicas de Grupo para Crianças

Emprestando o lápis:


Essa é uma excelente dinâmica para crianças que pode ser feita em sala de aula, na catequese, em células evangélicas ou em qualquer tipo de atividade que envolvam crianças.
Objetivo da brincadeira: Mostrar para as crianças a importância de compartilhar suas coisas estimulando o relacionamento interpessoal e a união entre os membros do grupo.
Material: 1 lápis de cor por participante e 1 folha com desenho impresso para colorir.
Número de participantes e tempo estimado: até 40 crianças. 50 minutos
Como fazer a atividade:
1. Um dia antes da atividade com crianças em sala de aula a professora deve orientar que no próximo dia cada um traga apenas 1 lápis de cor, pode ser de qualquer cor. O professor também deverá providenciar um desenho para colorir, pode ser qualquer tema, uma dica aqui, para uso em catequese ou célula evangélica pode ser desenhos para colorir com temas bíblicos, para sala de aula pode ser temas de datas comemorativas ou relacionado a alguma matéria. Importante que cada folha tenha duas cópias do desenho, um ocupando a metade superior da folha e outro ocupando a metade inferior da folha e também providenciar a quantidade de cópias suficientes para todos os participantes, o desenho deve ser o mesmo para todos. Dica: Ao escolher o desenho certifique-se que ele tenha várias partes para colorir.
2. No dia da brincadeira com as crianças o professor deverá verificar se todos trouxeram um lápis de cor, caso contrário é importante que tenha algum de reserva. Também deve observar que as crianças usem apenas um lápis, uma cor, pedir que os demais lápis sejam colocados na bolsa ou debaixo da carteira.
3. Todos com as folhas com desenhos em mãos a professora vai iniciar a atividade orientando que as crianças pintem somente o desenho de cima da folha com o lápis que trouxeram, ou seja, o desenho será pintado com apenas uma cor.
4. Após todos terminarem de pintar o primeiro desenho com apenas uma cor a professora orientará da seguinte maneira: Agora vocês vão pintar o segundo desenho mas não podem utilizar o lápis que trouxeram. É importante nesse momento o educador ou coordenador da atividade observe a reação das crianças para ver se por si só encontrarão a solução para o problema, ou seja, se não podem usar o próprio lápis então como pintarão o desenho? A solução é simples, trocar o lápis com o de um amigo.
5. Dependendo da idade das crianças que estão participando da brincadeira logo se darão conta e começarão a emprestar os lápis dos amigos, se a solução demorar a aparecer o professor deverá interagir para que os alunos cheguem a conclusão por si próprios.
6. Quando todos entenderem o que deve ser feito o coordenador da atividade deverá orientar que podem usar quantas cores quiserem para pintar o desenho de baixo mas precisarão trocar e emprestar os lápis de seus amigos.
7. Antes de encerrar a atividade o coordenador ou professor deverá explicar aos alunos que o primeiro desenho foi pintado com apenas uma cor pois cada um utilizou apenas o lápis que tinha, no entanto ao compartilharem os lápis emprestando uns aos outros puderam colorir o desenho de baixo deixando-o mais bonito. A conclusão aqui é que em certas circunstancias de nossa vida devemos aprender a compartilhar nossas coisas com nossos amigos para atingirmos um objetivo em comum. Esse diálogo deverá ser adaptado de acordo com a idade das crianças que participam da brincadeira e também do contexto que foi realizado, em sala de aula, em catequese ou em célula evangélica. Essa é uma dinâmica divertida para crianças que estimula o relacionamento interpessoal

Atividades para Crianças 

Dinâmica a Metade Certa:


Uma das atividades para crianças mais realizadas em sala de aula e em outras circunstancias que envolva atividades lúdicas para crianças é a dinâmica a metade certa, muito simples de realizar tem por objetivoestimular a integração dos participantes bem como a concentração.
Dica: Essa atividade pode ser realizada em sala de aula, catequese, células evangélicas ou qualquer tipo de encontro com crianças, o material necessário são imagens grandes que possam ser cortadas em duas, podem usar revistas, fotos, imagens impressas, enfim, qualquer tipo de figura que possa ser cortada ao meio e misturada. Para sala de aula podem ser utilizadas revistas de variedades ou imagens com temas relacionados ao tema da aula, em catequese e células evangélicas podem ser utilizadas imagens bíblicas ou de cunho religioso. Importante que as imagens não sejam do mesmo tamanho, a idéia é misturar todas as partes e fazer com que as crianças encontrem seus respectivos pares para completarem a imagem.
Material necessário: Imagens cortadas ao meio (revistas, fotos, desenhos, etc). Fita adesiva para as crianças unirem as imagens.
Como fazer:
1. O coordenador deverá dividir o grupo de crianças em duplas e dar a cada participante a metade de uma imagem, as demais devem ser espalhadas pelo chão ou colocadas em uma ou mais caixas grandes para que os alunos possam procurar os respectivos pares. Para tornar a atividade mais interessante é importante que o número de imagens sejam maiores do que o número de participantes.
2. Conforme as duplas forem encontrando as partes que faltam das imagens o coordenador dá uma nova imagem para que as crianças encontrem a parte que falta, no final a dupla que conseguir unir o maior número de partes de imagens é a vencedora.
3. No final o coordenador pode falar sobre a importância do trabalho em grupo para conseguirem atingir seus objetivos. Dependendo do tipo de imagem utilizada pode abrir um diálogo pedindo que as duplas falem sobre as personalidades ou personagens contidos nas fotos. No caso de utilizar imagens bíblicas pode pedir que os participantes falem sobre as personagens ou procurem na bíblia o versículo correspondente ao desenho.


                                                                                                                                                

O Trem
Categorias: - Quebra gelo - Respeito e Valores Pessoais
Objetivos: Possibilitar uma aquecimento e integração do grupo, antes de passar para assuntos referentes a competências, valores, pontos fortes, qualidades, etc.
Nº de Participantes:
Não há limites
Material: Musica Piui (Eliana), aparelho de som, pipocas, bombons, copia do texto.
Desenrolar: O facilitador convida o grupo a formar uma fila indiana dois a dois, com o seguinte perfil: os mais competentes, os mais bonitos, os bondosos, os inteligentes,os bem vestidos, os colecionadores de amores,os honestos, etc formada a fila, distribuir as pipocas, bom-bons, etc,
Convida-se um dos mais competentes para ser o condutor do trem.
O facilitador coloca a musica indicada e alterna os participantes à medida que a musica for tocando, pedindo ser condutor a cada momento os mais bonitos, bondosos, bem vestidos, etc
Ao final, sentados em circulo(preferencialmente no chão) questiona-se como foi a atividade. Deve-se ouvir a fala do grupo e fazendo-se a pontuação necessária com base no que trazem da atividade.
Para finalizar, o facilitador lê a mensagem indicada e trabalhando o conteúdo, fundamentação teórica sobre competências, pontos fortes, valores, qualidades, talentos, perfil, etc. Texto: Antes de tudo, você!
Antes de ser o mais bonito, seja autêntico e triunfará. Antes de ser o mais inteligente esforce-se mais e conseguirá. Antes de ser o mais bem vestido seja simples e encantará. Antes de colecionar amores procure o verdadeiro e encontrará. Antes de ofender na hora da raiva, seja dedicado e convencerá... Antes de se acabar por um amor perdido, valorize-se mais , goste mais de você e não mais sofrerá. Antes de mostrar que é um gênio, mostre que é capaz de fazer o que os outros tem preguiça e vencerá. Antes de sentir-se derrotado, pense que muitos desistem antes mesmo de começar. E se você chegou onde está, e até agora não conseguiu o que deseja, não desanime. Pois Deus fez abismos pra que o homem compreendesse as montanhas. Fez obstáculos para que o homem louvasse os prazeres. E fez você para que com ele descobrisse a vida que há pela frente e encontrasse a felicidade...
Portanto, seja feliz... seja amigo... seja amável... Seja antes de tudo...
Você!
Autor do texto: João Adolfo Observações: Esta é uma atividade lúdica de aquecimento para fundamentação do assunto citado. Há participantes, que não gostam , uma vez que a atividade, o movimento, resgata o lúdico, a criança interior de cada um, isto deve ser respeitado em qualquer atividade de dinâmicas, técnicas, etc.

Um comentário:

  1. que coisa linda esse material vai nos ajudar bastante.Muito obrigada que Deus abençoe.

    ResponderExcluir